Pular para o conteúdo principal

A JUSTIÇA, O PODER DE POLÍCIA E O ALVARÁ DE ESTABELECIMENTO

  De início, é preciso esclarecer que não pertence à alçada municipal fiscalizar a capacidade ou legitimidade do exercício profissional de ninguém, ou examinar se a pessoa está auferindo lucros ou prejuízos. Não cabe ao Município investigar oficialmente se o registro de um Médico é legítimo, ou se aquele Contador entende realmente de Contabilidade. Compete à Administração Municipal, isso sim, fiscalizar os aspectos de segurança, higiene, localização, horário de funcionamento, sossego público e se a atividade autorizada não foi desvirtuada para outras não aprovadas. Não importa qual seja a atividade e sua localização. Parte da Sentença de Juiz sobre a exigência de alvará de funcionamento de um templo religioso: “(...) Outro equívoco da Impetrante, reside no fato de que, não obstante, no âmbito deste Município, tenha a isenção da Taxa de Funcionamento, tal fato não lhe exime de obter a respectiva Licença de Funcionamento, em virtude da existência de norma legal lhe impondo tal obrigação.

ALVARÁ DE FUNCIONAMENTO - PREFEITURAS OU DISTRITO FEDERAL



O Alvará de Funcionamento é um documento que autoriza o exercício de uma atividade, levando em conta o local, o tipo de atividade, o meio ambiente, a segurança, a moralidade, o sossego público, etc.

Nenhum imóvel poderá ser ocupado ou utilizado para instalação e funcionamento de usos não-residenciais, sem a prévia emissão, pela prefeitura, da licença correspondente, para não ser configurada situação irregular. No Município de São Paulo, a licença de funcionamento deverá estar afixada em local visível ao público.

O Alvará de Funcionamento é um documento de extrema importância, concedido pela Prefeitura. Só com ele é possível fazer seu estabelecimento funcionar, seja um bar, restaurante, balada, hotel etc. Vale lembrar que todas as normas tem de ser respeitadas tais como: horário de funcionamento, higiene sanitária, edificação, zoneamento, segurança pública, do trabalho e do meio-ambiente.
Todos os estabelecimentos (agrícolas, industriais, comerciais, prestadores de serviços, bem como de sociedades, instituições e associações de qualquer natureza, vinculadas a pessoas físicas ou jurídicas) devem possuir um Alvará de Funcionamento.
A concessão do alvará obedece a dois princípios: o bem-estar da coletividade e o respeito à livre iniciativa. As cidades grandes, como o Rio de Janeiro, apresentam conflitos entre os vários usos – moradia, trabalho, lazer e circulação -, que os habitantes fazem dos locais públicos e privados. Cabe ao Poder Público regular esses conflitos e garantir o ordenamento econômico e urbanístico, mediante um conjunto de normas legais. Ficam protegidos, assim, tanto os interesses gerais e particulares quanto a liberdade dos agentes econômicos.
Além da indispensável legalização, a concessão de alvará traz, entre outros, os seguintes benefícios ao contribuinte:
  • possibilidade de obtenção de certidão na Secretaria Municipal de Fazenda para comprovações diversas em processos judiciais e administrativos;
  • possibilidade de habilitação para concorrer em licitações públicas.
Como conseguir o alvará de funcionamento da empresa.
Para iniciar suas atividades toda empresa precisa do alvará de funcionamento, que é uma licença concedida pela prefeitura para o funcionamento de qualquer atividade comercial. Nenhum imóvel pode ser alugado ou utilizado para fins comerciais sem a licença de funcionamento que deve ser conseguido junto a prefeitura, na secretaria de finanças  ou fazenda de cada município.

Sugiro que leia:

Como fazer o contrato social da empresa

Como conseguir o alvará dos bombeiros.

A operação de qualquer estabelecimento comercial sem o alvará de funcionamento é taxada como ilegal e pode acarretar no fechamento da empresa e multas para o proprietário da empresa.
Para conseguir o alvará de funcionamento são necessárias licenças do Corpo de bombeiros e da CETESB.
Você precisara
RG do responsável da empresa;
 CCM - Cadastro do Contribuinte Mobiliário.
 SQL – Setor, Quadra e Lote do imóvel onde será licenciada a atividade, que consta no IPTU Documento de Busca prévia de aprovação do local que precisa ser solicitado na prefeitura e libera os encargos para a emissão do alvará  que será anexado ao contrato social da empresa e ao CNPJ da empresa ou Inscrição de autônomo do proprietário.
Alvará de funcionamento em sp e algumas outras cidades  pode ser obtido no portal da prefeituras onde você pode também solicitar os demais documentos exigidos para se conseguir o alvará de funcionamento  na prefeitura. Em São Paulo acesse o endereço http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/planejamento/sp_mais_facil/slea/

Quais os tipos de Alvará?
Alvará para Local de Reunião
É para teatros, salões para bailes ou dança, casas noturnas, boates, clubes e similares, auditório para conferências, onde a lotação seja igual ou superior a cem (100). Se o seu estabelecimento se enquadra nessa categoria, é necessário requerer o Alvará de Funcionamento para Local de Reunião.
Alvará para Clínicas de Estética
Além do aval da Prefeitura, será preciso permissão da 
Vigilância Sanitária. Estamos tratando de beleza e bem-estar, e cliente nenhum ficaria feliz em saber que o local que frequenta não está de acordo com as normas higiênicas. O Alvará Sanitário é a garantia de sucesso: uma vez tendo-o, a clientela é garantida.
Alvará Temporário Para Eventos
Caso realize um evento para mais de 250 (duzentos e cinquenta) pessoas, é imprescindível a obtenção do Alvará. Você que é promotor, tem que estar de acordo com a Lei 11.228/92, que inclue funcionalidade nos espaços que deseja e fazer acontecer o que planeja.
Alvará para menores de idade em Matinês 
Todo menos de 18 (dezoito) anos precisa de permissão para praticamente tudo. Na balada, não poderia ser diferente. Além de deixar seu estabelecimento em ordem, não passa por riscos no que diz respeito à autorização e garante o divertimento dos jovens.
Alvará para Padaria, Casas de chá, suco, café
Comer fora de casa é sempre bom. Um convite à boa mesa e ao paladar. Todo estabelecimento que produz ou manipula alimentos deve seguir a risca a cartilha da higiene.


fonte:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quando um médico ou dentista se recusa a fornecer um recibo ou nota fiscal

FALTA DE RECIBO OU NOTA FISCAL? Você já deve ter ouvido do seu médico ou dentista: "com recibo o preço é este...; sem recibo você paga a metade?" Isso é sonegação fiscal! Um crime contra a ordem tributária! O profissional de saúde, como qualquer outro profissional, que nega ou deixa de dar a nota fiscal ou recibo pode ser punido com multa e reclusão de dois a cinco anos, conforme artigo 1º, inciso V, da Lei n.º 8.137/1990.* O consumidor está extremamente enganado quando pensa que está fazendo um ótimo negócio, aceitando essa proposta indecente. A despesa médica é descontada do Imposto de Renda. Além disso, o recibo é a grande prova do consumidor numa possível disputa judicial com o profissional. Procure, portanto, um órgão de defesa do consumidor e a polícia. Faça um Boletim de Ocorrência e peça a instauração de um inquérito policial, pois se trata de crime. Ou denuncie o fato à fiscalização: Receita Federal, Secretaria da Fazenda do Estado ou Secretaria de Finança

ADICIONAL DE PERICULOSIDADE PARA FISCAIS DE TRIBUTOS MUNICIPAIS

Um servidor público que possui a função de fiscal de Tributos Municipal, tem direito a ganhar adicional de periculosidade?                           Sim, de acordo com a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) do Ministério do Trabalho e Emprego   no texto: Características de Trabalho: 2544 :: Fiscais de tributos estaduais e municipais Condições gerais de exercício Trabalham em secretarias de fazenda dos estados e municípios. Atuam de forma individual e, eventualmente, em equipe, sob supervisão permanente, em ambiente fechado, a céu aberto ou em veículos, em horários diurno, noturno e irregulares. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos, estar expostos a materiais tóxicos, radiação e ruído intenso, bem como a insalubridade, periculosidade e risco de perder a vida, ocasionalmente. Tais condições podem conduzi-los à estresse. O que é preciso ou quais são os critérios para conseguir o Adicional de Periculosidade?                

FISCAL DE TRIBUTOS MUNICIPAL - CBO

CLASSIFICAÇÃO BRASILEIRA DE OCUPAÇÕES - CBO Código Família Título 2544 Fiscais de tributos estaduais e municipais Títulos 2544-05 - Fiscal de tributos estadual 2544-10 - Fiscal de tributos municipal 2544-15 - Técnico de tributos estadual 2544-20 - Técnico de tributos municipal Descrição Sumária Fiscalizam o cumprimento da legislação tributária; constituem o crédito tributário mediante lançamento; controlam a arrecadação e promovem a cobrança de tributos, aplicando penalidades; analisam e tomam decisões sobre processos administrativo-fiscais; controlam a circulação de bens, mercadorias e serviços; atendem e orientam contribuintes e, ainda, planejam, coordenam e dirigem órgãos da administração tributária. *Adicional de Periculosidade [ veja aqui ] * Veja também: Qual a função do Fiscal de Tributos [ veja aqui ] Formação e experiência Para o exercício das funções de Fiscal de tributos estadual e municipal requer-se curso superior. Para o Técnico