De início, é preciso esclarecer que não pertence à alçada municipal fiscalizar a capacidade ou legitimidade do exercício profissional de ninguém, ou examinar se a pessoa está auferindo lucros ou prejuízos. Não cabe ao Município investigar oficialmente se o registro de um Médico é legítimo, ou se aquele Contador entende realmente de Contabilidade. Compete à Administração Municipal, isso sim, fiscalizar os aspectos de segurança, higiene, localização, horário de funcionamento, sossego público e se a atividade autorizada não foi desvirtuada para outras não aprovadas. Não importa qual seja a atividade e sua localização. Parte da Sentença de Juiz sobre a exigência de alvará de funcionamento de um templo religioso: “(...) Outro equívoco da Impetrante, reside no fato de que, não obstante, no âmbito deste Município, tenha a isenção da Taxa de Funcionamento, tal fato não lhe exime de obter a respectiva Licença de Funcionamento, em virtude da existência de norma legal lhe impondo tal obriga...
O MONAF repudia publicamente a conduta nada republicana do
Procurador Geral do Município de Águas Lindas de Goiais juntamente com o
Secretário de Finanças, os quais, puniram os auditores fiscais tributário do
município com um PAD, pelo simples fato de os mesmos primarem pela legalidade
dos atos realizados, a saber, lavratura de auto de infração por descumprimento
de obrigação acessória contra um titular de cartório da cidade.
Atitudes como essas têm a finalidade de desmoralizar a
autoridade fiscal perante os contribuintes e de impor uma autoridade desmedida,
beirando o abuso de poder e o assédio moral.
O MONAF chama a atenção para as entidades representativas do
fisco para que tomem as medidas necessárias para restabelecer à restituição da
dignidade dos auditores fiscais daquele município.
Afinal, a autoridade fiscal competente para rever o auto é a
autoridade fiscal e não o secretário de finanças, ancorado em parecer
consultivo de um procurador.
O MONAF trás alhures algumas considerações da ilustre doutora Cleide
Regina Furlani Pompermaier, procuradora do município de Blumenau (SC), membro
do Conselho Municipal de Contribuintes, especialista em Direito Tributário pela
Universidade Federal de Santa Catarina e professora universitária de Direito
Tributário, extraídas de sua publicação "Administração tributária nos
municípios: a carreira do auditor fiscal municipal e a legitimidade do crédito
tributário, na qual, a mesma, infere, categoricamente, que o secretário de
fazenda se não estiver revestido da autoridade lançadora não pode desfazer auto
de infração exarado por uma autoridade fiscal.
Que as lições de Pompermaier possam ajudar os auditores fiscais de Águas Lindas de Goiais a enfrentarem esse imbróglio no qual foram envolvidos. Senão vejamos:
Que as lições de Pompermaier possam ajudar os auditores fiscais de Águas Lindas de Goiais a enfrentarem esse imbróglio no qual foram envolvidos. Senão vejamos:
"É muito comum, no meio jurídico, a impetração pelo
contribuinte de mandados de segurança para proteger direito líquido e certo em
matéria tributária, mormente no que concerne a questões atinentes à
constituição do crédito tributário. Nos municípios, como nem poderia deixar de
ser, não é diferente, estando o nosso estudo voltado à análise da sujeição
passiva do secretário da Fazenda municipal como autoridade coatora, nas
hipóteses que dizem respeito diretamente ao lançamento tributário.
O conceito de lançamento tributário pode ser depreendido do
artigo 142, do Código Tributário Nacional, que assim dispõe:
Art. 142. Compete privativamente à autoridade administrativa
constituir o crédito tributário pelo lançamento, assim entendido o procedimento
administrativo tendente a verificar a ocorrência do fato gerador da obrigação
correspondente, determinar a matéria tributável, calcular o montante do tributo
devido, identificar o sujeito passivo e, sendo caso, propor a aplicação da
penalidade cabível.
Parágrafo único. A atividade administrativa de lançamento é vinculada e obrigatória, sob pena de responsabilidade funcional.
Parágrafo único. A atividade administrativa de lançamento é vinculada e obrigatória, sob pena de responsabilidade funcional.
Por outro lado e já adentrando nos elementos da ação
mandamental, segundo se abstrai da dicção do parágrafo 3º do artigo 6º da Lei
12.016/2009, considera-se autoridade coatora aquela que tenha praticado o ato
impugnado ou da qual emane a ordem para a sua prática.
Indaga-se então: pode o secretário da Fazenda municipal ou
também nominado secretário de Finanças ser apontado como autoridade coatora, em
caso de inconformidade ou justo receio de autuação pelo Fisco municipal?
Em nosso entendimento, a resposta há de ser negativa, se este
não estiver investido do cargo de auditor, ou outra denominação que se queira
dar ao agente público detentor de cargo de provimento efetivo, cuja lei lhe dê
poderes para lançar tributo, principalmente diante do real significado e
amplitude do termo “administração tributária”, oferecido pela Constituição
Federal (artigo 37, inciso XXII) e pelo Código Tributário Nacional (artigo 142
cumulado com o artigo 194 a 200 do CTN) e de como o seu conceito está
equivocado
É muito comum, no meio jurídico, a impetração pelo contribuinte
de mandados de segurança para proteger direito líquido e certo em matéria
tributária, mormente no que concerne a questões atinentes à constituição do
crédito tributário. Nos municípios, como nem poderia deixar de ser, não é
diferente, estando o nosso estudo voltado à análise da sujeição passiva do
secretário da Fazenda municipal como autoridade coatora, nas hipóteses que dizem
respeito diretamente ao lançamento tributário.
O conceito de lançamento tributário pode ser depreendido do
artigo 142, do Código Tributário Nacional, que assim dispõe:
Art. 142. Compete privativamente à autoridade administrativa
constituir o crédito tributário pelo lançamento, assim entendido o procedimento
administrativo tendente a verificar a ocorrência do fato gerador da obrigação
correspondente, determinar a matéria tributável, calcular o montante do tributo
devido, identificar o sujeito passivo e, sendo caso, propor a aplicação da
penalidade cabível.
Parágrafo único. A atividade administrativa de lançamento é vinculada e obrigatória, sob pena de responsabilidade funcional.
Parágrafo único. A atividade administrativa de lançamento é vinculada e obrigatória, sob pena de responsabilidade funcional.
Por outro lado e já adentrando nos elementos da ação
mandamental, segundo se abstrai da dicção do parágrafo 3º do artigo 6º da Lei
12.016/2009, considera-se autoridade coatora aquela que tenha praticado o ato
impugnado ou da qual emane a ordem para a sua prática.
Indaga-se então: pode o secretário da Fazenda municipal ou
também nominado secretário de Finanças ser apontado como autoridade coatora, em
caso de inconformidade ou justo receio de autuação pelo Fisco municipal?
Em nosso entendimento, a resposta há de ser negativa, se este
não estiver investido do cargo de auditor, ou outra denominação que se queira
dar ao agente público detentor de cargo de provimento efetivo, cuja lei lhe dê
poderes para lançar tributo, principalmente diante do real significado e
amplitude do termo “administração tributária”, oferecido pela Constituição Federal
(artigo 37, inciso XXII) e pelo Código Tributário Nacional (artigo 142 cumulado
com o artigo 194 a 200 do CTN) e de como o seu conceito está equivocado,
mormente em nível municipal.
Já nos pronunciamos em artigo publicado em data recente[1], no
sentido de que a competência para executar as ações realizadas pela
administração tributária pertence tão-somente aos auditores fiscais e que a
administração tributária é representada por esses respectivos servidores, os
quais têm prerrogativas especiais.
Em resumo, os auditores fiscais municipais estão para a
administração tributária como os promotores de Justiça estão para o Ministério
Público estadual. Como carreira de Estado, estes profissionais públicos,
obrigatoriamente, devem ter carreira específica, nos termos evidenciados pelo
artigo 37, inciso XXII, da Constituição Federal.
Tanto isso é verdade que, no âmbito federal, o que se vê é
exatamente isso: uma carreira independente para os auditores fiscais da Receita
Federal do Brasil, os quais, após se submeterem a rígidos concursos públicos,
prestam seus serviços em unidades exclusivas, frisando que o comando da
repartição, em tese, é sempre de um membro de carreira.
Assim, no caso dos municípios, o secretário da Fazenda, se
comissionado, assume uma posição política de gestão de pessoas e projetos, mas
não com interferência nas questões técnicas de lançamento tributário. Voltando
ao exemplo anterior, os auditores fiscais municipais, neste particular, estão
para o secretário da Fazenda como os promotores de Justiça estaduais estão para
o governador do estado.
Note-se que tanta é a importância das administrações
tributárias, no sentido de aperfeiçoar a entrega de dinheiro pelo contribuinte
ao Estado quando devido, que o artigo 52, inciso XV, da Constituição Federal,
trazido ao mundo jurídico por meio da EC 42/2003, determina que cabe ao Senado
da República, ressalte-se, privativamente, avaliar periodicamente o desempenho
das administrações tributárias da União, dos estados e do Distrito Federal e
dos municípios.
Assim, mostra-se ilegítima a figura do secretário da Fazenda
municipal como autoridade coatora nos mandados de segurança, em que se discute
o lançamento tributário, se este não estiver investido no cargo de auditor,
desde a sua forma até o seu conteúdo material, porque, além de não ter
competência para realizar o ato, não tem competência para desfazê-lo.
O secretário da Fazenda municipal até pode fazer a análise das
impugnações administrativas tributárias formuladas pelos contribuintes, nos
municípios em que não existe a instituição de um “Conselho de Contribuintes”
como órgão paritário; lembrando, entretanto, que uma coisa é ter legitimidade
para lançar tributo e outra bem diferente é analisar o lançamento tributário
como julgador.
Ora, não é preciso fazer muito esforço para perceber que aqui a
relação é outra. O secretário da Fazenda na condição de agente político,
investido na função de julgar o crédito tributário constituído pelo auditor,
deve atuar de forma técnica e com imparcialidade diante dos argumentos trazidos
pelo contribuinte, dizendo, em suma, quem tem razão, se o auditor ou se o
contribuinte, mas nunca de forma discricionária em função da hierarquia do
cargo, poderá desfazer o ato de lançamento.
Ou seja, sua função, em resumo, está em interpretar e aplicar a
lei tributária, sendo obrigado a fundamentar suas decisões administrativas,
obedecendo os limites que a legislação lhe impõe, com o fim máximo de
distribuir justiça, papel este que não é, essencialmente, do auditor tributário
municipal, o qual tem a missão de arrecadar, fiscalizar e controlar a entrega
do dinheiro pelo contribuinte ao Estado, sem, obviamente, deixar de cumprir
seus deveres como respeito no trato com o contribuinte, por exemplo.
Ainda que a estrutura organizacional do município, instituída
mediante lei municipal, dê poderes ao secretário da Fazenda para efetuar
lançamento tributário, mesmo assim, se o motivo da impetração do writ for o
lançamento, este não poderá integrar o mandado de segurança como autoridade
coatora, se não estiver investido no cargo de auditor, porque, em nosso
entendimento, esta lei seria inconstitucional.
No STJ, a matéria relativa à ilegitimidade do secretário da
Fazenda como autoridade coatora em relação a questões de lançamento tributário
tem se destacado nos últimos tempos, conforme se depreende dos recentes
julgados a seguir transcritos:
PROCESSUAL CIVIL E TRIBUTÁRIO. ICMS. AUTUAÇÃO FISCAL. SECRETÁRIO
DE FAZENDA. ILEGITIMIDADE PASSIVA. TEORIA DA ENCAMPAÇÃO. INAPLICABILIDADE.
1. Hipótese em que a empresa pretende afastar autuação fiscal relativa ao ICMS paraense.
2. O delegado Regional Tributário é autoridade competente para autuar. O julgamento de impugnação é realizado pelo Diretor da julgadoria de primeira instância e, em segunda instância administrativa, pelo Tribunal Administrativo de Recursos Fazendários, nos termos da Lei estadual 6.182/1998.
3. A autoridade impetrada (secretário de Fazenda) não tem competência para autuar a contribuinte, tampouco para rever o lançamento realizado pela autoridade fiscal.
4. O secretário de Fazenda secunda o governador na elaboração e implantação das políticas fiscais, o que não se confunde com lançamento, cobrança de ICMS ou análise de pedidos de restituição.
5. Inaplicável a Teoria da Encampação, pois haveria ampliação indevida da competência originária do Fisco Tributarional de Justiça.
Precedentes do STJ.
6. Nos termos do artigo 161, I, "c", da Constituição estadual, o TJ julga originariamente Mandado de Segurança impetrado contra secretários de Estado, mas não contra diretor de Receita Pública ou autoridades integrantes dos órgãos de julgamento administrativo.
7. Recurso Ordinário não provido.[2]
1. Hipótese em que a empresa pretende afastar autuação fiscal relativa ao ICMS paraense.
2. O delegado Regional Tributário é autoridade competente para autuar. O julgamento de impugnação é realizado pelo Diretor da julgadoria de primeira instância e, em segunda instância administrativa, pelo Tribunal Administrativo de Recursos Fazendários, nos termos da Lei estadual 6.182/1998.
3. A autoridade impetrada (secretário de Fazenda) não tem competência para autuar a contribuinte, tampouco para rever o lançamento realizado pela autoridade fiscal.
4. O secretário de Fazenda secunda o governador na elaboração e implantação das políticas fiscais, o que não se confunde com lançamento, cobrança de ICMS ou análise de pedidos de restituição.
5. Inaplicável a Teoria da Encampação, pois haveria ampliação indevida da competência originária do Fisco Tributarional de Justiça.
Precedentes do STJ.
6. Nos termos do artigo 161, I, "c", da Constituição estadual, o TJ julga originariamente Mandado de Segurança impetrado contra secretários de Estado, mas não contra diretor de Receita Pública ou autoridades integrantes dos órgãos de julgamento administrativo.
7. Recurso Ordinário não provido.[2]
PROCESSUAL CIVIL E TRIBUTÁRIO. ICMS. INCONSTITUCIONALIDADE DAS
ALÍQUOTAS MAJORADAS. COMPENSAÇÃO DOS VALORES INDEVIDAMENTE RECOLHIDOS.
SECRETÁRIO DE FAZENDA. ILEGITIMIDADE PASSIVA. TEORIA DA ENCAMPAÇÃO.
INAPLICABILIDADE. 1. Hipótese em que a empresa pretende impedir o lançamento de
diferenças relativas às alíquotas majoradas do ICMS, ou à compensação realizada
com base nos valores indevidamente recolhidos, por reputá-las inconstitucionais.
Impetrou writ contra o secretário de Fazenda. O TJ extinguiu o feito sem
julgamento do mérito, por ilegitimidade passiva. 2. O diretor de Fiscalização
em Estabelecimentos é a autoridade responsável consoante o artigo 114 do
Regimento Interno da Secretaria da Fazenda do Distrito Federal (Portaria SEFP
648/2001). O Secretário de Fazenda secunda o governador na elaboração e
implantação das políticas fiscais, o que não se confunde com lançamento,
cobrança de ICMS ou análise de pedidos de restituição. 3. Inviável aplicar a
Teoria da Encampação, pois haveria ampliação indevida da competência originária
do Tribunal de Justiça. Precedentes do STJ. 4. Nos termos do artigo 8º, I,
"c", da lei que dispõe sobre a organização judiciária do Distrito
Federal e Territórios, o TJ julga originariamente Mandado de Segurança
impetrado contra Secretários de Estado, mas não contra diretor de Fiscalização
em Estabelecimentos. 5. Recurso Ordinário não provido.[3]
Vencida esta etapa e afastada, dependendo do caso, a legitimidade
do secretário da Fazenda municipal para figurar como autoridade coatora de ação
mandamental, em matéria de lançamento tributário, faz-se outra e não menos
importante indagação: quem deve figurar então no pólo passivo do mandamus?
Num primeiro momento, poderíamos responder com segurança que a
autoridade impetrada, nestes casos, é o superior hierárquico dos auditores
fiscais municipais. Ocorre que, para a máxima valer, é necessário que este
também tenha se submetido a concurso público para o cargo de auditor, posto que
sem este requisito, esta autoridade não terá competência para lançar e, assim,
consequentemente, nem para determinar o desfazimento do ato administrativo,
donde se conclui que também não poderá ser apontado como autoridade coatora nos
mandados de segurança em que se discute conteúdo formal ou material de
lançamento tributário.
Assim, nos municípios onde tanto o secretário da Fazenda como o
diretor de Receita ou outra titulação que se queira dar ao responsável pela
“turma” da administração tributária municipal, que é representada pelos
auditores fiscais, forem comissionados, a única autoridade legitimada para
responder ao mandamus é o próprio auditor que formalizou o crédito tributário
pelo lançamento.
Vejamos agora, alguns contornos da teoria da encampação em
matéria de lançamento tributário e se há possibilidades da mesma ser arguida e
aproveitada pelo contribuinte quando houver manifestação sobre o mérito pela
autoridade coatora dita ilegítima. Entendemos que não.
Segundo jurisprudência consolidada pela 1ª Seção do STJ, a
partir do julgamento do MS 10.484/DF, de relatoria do então ministro José
Delgado (DJ de 26/9/2005), para a aceitação da teoria da encampação, devem
estar presentes três requisitos, cumulativamente, quais sejam: (a) existência
de vínculo hierárquico entre a autoridade que prestou informações e a que
ordenou a prática do ato impugnado; (b) manifestação a respeito do mérito nas
informações prestadas; e (c) ausência de modificação de competência
estabelecida na Constituição da República.
Ora, como se viu acima, a existência de vínculo hierárquico
entre os auditores tributários municipais e o secretário da Fazenda limita-se a
questões ligadas a cumprimento de horário, disciplina em suas ações, deveres
éticos, implantação de políticas fiscais, mas jamais na constituição do crédito
tributário, sendo unicamente do auditor esta competência, tanto que se o
lançamento não for realizado ou for efetuado de forma negligente, o auditor
deverá ser responsabilizado funcionalmente mediante instauração de processo
administrativo disciplinar, conforme interpretação do parágrafo único, do
artigo 142, do Código Tributário Nacional.
Por este motivo, e considerando que a formalização do crédito
tributário não pode sofrer interferência do secretário da Fazenda municipal ou
de outro superior hierárquico que não esteja investido no cargo de auditor
tributário, ainda que haja manifestação sobre o mérito do ato impugnado, mesmo
assim não poderá haver prevalência da teoria da encampação, em face da impossibilidade
de caracterização de um dos requisitos exigidos, qual seja, aquele relativo à
existência de vínculo hierárquico entre a autoridade que prestou informações e
a aquela que praticou o ato impugnado.
A doutrina assim se manifesta sobre o primeiro requisito para a
caracterização da encampação:
O primeiro requisito determina a existência de vínculo
hierárquico entre a autoridade que prestou às informações e a que ordenou a
prática do ato impugnado. Em suma, a autoridade superior avoca o ato de seu subordinado
como sendo seu, prestando as informações como se fosse o titular do ato
impugnado. [4]
Veja-se como tem se pronunciado o STJ nessa questão em
particular, em transcrição de trecho de decisão lavrada pelo ministro Félix
Fischer:
A teoria da encampação, segundo o entendimento da doutrina e da
jurisprudência, é aplicada quando a autoridade – embora não responsável pela
prática do ato – é apontada como coatora no mandamus e, ao prestar suas
informações, assume a defesa do ato praticado pela autoridade subordinada.
Contudo, observo que a relação de subordinação entre a autoridade que efetivamente pratica o ato e a indicada no mandamus como coatora deve ser de grau imediato, ou seja, a autoridade que efetivamente praticou o ato inquinado deve ser subordinada diretamente à autoridade que o encampou. A não ser assim, ter-se-ia que admitir, v.g., que um mandado de segurança no qual se impugna ato de um chefe de departamento de determinado órgão da União Federal, seja apreciado diretamente pelo Supremo Tribunal Federal, pelo simples fato de que tenha também sido indicado como autoridade coatora o presidente da República, o qual, em razão do princípio da eventualidade, além de alegar sua ilegitimidade passiva, acabou por defender o ato indicado como coator. Nessa hipótese, estar-se-ia legitimando a supressão de instância, mediante a aplicação da chamada teoria da encampação.[5]
Contudo, observo que a relação de subordinação entre a autoridade que efetivamente pratica o ato e a indicada no mandamus como coatora deve ser de grau imediato, ou seja, a autoridade que efetivamente praticou o ato inquinado deve ser subordinada diretamente à autoridade que o encampou. A não ser assim, ter-se-ia que admitir, v.g., que um mandado de segurança no qual se impugna ato de um chefe de departamento de determinado órgão da União Federal, seja apreciado diretamente pelo Supremo Tribunal Federal, pelo simples fato de que tenha também sido indicado como autoridade coatora o presidente da República, o qual, em razão do princípio da eventualidade, além de alegar sua ilegitimidade passiva, acabou por defender o ato indicado como coator. Nessa hipótese, estar-se-ia legitimando a supressão de instância, mediante a aplicação da chamada teoria da encampação.[5]
Assim, sempre que um contribuinte resolver impetrar mandado de
segurança por ato administrativo relativo à constituição de crédito tributário
pelo lançamento, mormente em questões de Direito Tributário municipal, deve
cercar-se de cautelas preventivas, no sentido de apontar corretamente a
autoridade coatora, que na realidade, dependendo do caso, poderá ser o próprio
auditor, sob pena de ter seu processo judicial extinto sem julgamento do
mérito.".
REFERÊNCIAS
Art. 142, art. 194 a 200, todos do Código Tributário Nacional.
Art. 6º § 3º da Lei nº 12.016/2009.
Art. 37, inciso XXII, da Constituição Federal.
POMPERMAIER, Cleide Regina Furlani. Administração tributária nos
municípios: a carreira do auditor fiscal municipal e a legitimidade do crédito
tributário. Disponível no seguinte endereço eletrônico: <http://jus.uol.com.br/…/administracao-tributaria-nos-munici…>.
Acesso em 02 de março de 2011.
Emenda Constitucional nº 42/2003.
Art. 52, inciso XV, da Constituição Federal.
STJ - RMS 29478 / PA RMS 29478 / PA DJe 23/06/2010.
STJ - RMS 32342 / DF Ministro HERMAN
BENJAMIN DJe 02/02/2011
STJ - MS 10.484/DF, Ministro JOSÉ DELGADO DJ de 26.9.2005
RAMOS, Diego da Silva. Teoria da encampação e sua aplicação.
Disponível no seguinte endereço eletrônico <
STJ - MS 12.056/DF, FÉLIX FISCHER, Terceira Seção, DJ de
4/10/06.
MONAF - Uma forma inovadora de ver, pensar e agir
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